Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

CNI espera crescimento de 1,2% do PIB em 2022

Confederação Nacional da Indústria estimou que a inflação do próximo ano será de 5% e taxa básica de juros chegará a 11,5%
CNI espera crescimento de 1,2% do PIB em 2022
Foto: PTTI EDU/Unsplash

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimou que a economia brasileira crescerá 1,2% em 2022. A projeção é mais otimista que a do mercado, que espera uma alta de apenas 0,5%, segundo o Relatório Focus do Banco Central.

A entidade também avaliou que no próximo ano o governo não deve aumentar os gastos públicos e os investimentos, com excessão do Auxílio Brasil. O pagamento de um benefício social de R$ 400, uma melhora do nível de emprego e uma inflação em menor nível podem estimular o consumo, projetou a CNI.

“Ainda como aspecto positivo, devemos ter novo aumento das exportações, ainda incentivadas pelo patamar depreciado projetado para o câmbio e por mais um ano de crescimento significativo da economia mundial”, informou a entidade em relatório.

A estimativa da CNI para a inflação é de alta de 5%, no teto da meta, e de uma taxa de juros de 11,5%. Apesar disso, o BC já sinalizou que deve ser conservador até 2023 e os juros podem superar 11,75%.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....