Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bolsonaro planeja novas trocas na Petrobras, diz jornal

Mudanças envolvem até diretorias da estatal que não têm relação com preços dos combustíveis
Bolsonaro planeja novas trocas na Petrobras, diz jornal
Foto: Isac Nóbrega/PR

Jair Bolsonaro planeja novas mudanças na Petrobras, diz O Globo. Além do presidente da estatal, José Mauro Coelho, mais três diretores da empresa estão na mira do chefe do Executivo.

Integrantes da companhia e do Planalto disseram ao jornal que Bolsonaro quer trocar três diretores: o financeiro, o de tecnologia e o de relações institucionais. Com exceção da financeira, as outras diretorias não têm ligação com os preços dos combustíveis.

Neste cenário, a articulação desperta suspeitas de que o presidente esteja querendo usar a alta dos combustíveis para aparelhar politicamente a Petrobras. Os três diretores são funcionários de carreira: dois da própria Petrobras e um cedido pelo Banco Central.

Segundo o jornal, pelo menos um dos candidatos de Bolsonaro, o ex-diretor da Gol Paulo Palaia, que ele tem intenção de colocar na área de tecnologia, é visto no entorno presidencial como bolsonarista. Hoje, a diretoria do setor é comandada por Juliano de Carvalho Dantas 

A diretoria de relações institucionais, hoje comandada pelo economista do BC Rafael Chaves, administra a verba de comunicação da estatal, que foi de R$ 100 milhões de reais, em média, nos últimos 3 anos. Também administra os programas de responsabilidade social. Já a financeira é comandada atualmente pro Rodrigo Araújo. 

Como mostramos, Jair Bolsonaro se esquivou nesse domingo (15) de responder se o presidente da PetrobrasJosé Mauro Coelho, será substituído. Ele respondeu: “Pergunta para o Adolfo Sachsida” — ministro de Minas e Energia, que assumiu o cargo na semana passada, no lugar de Bento Albuquerque.

Na Petrobras, os diretores são indicados pelo presidente, mas precisam ser ratificados pelo conselho. O mandato é de 2 anos, com possibilidade de ter até 3 reconduções.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....