Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

BC prevê desaceleração da economia nos próximos trimestres

Em ata da reunião da semana passada que elevou a Selic para 13,25% ao ano, Copom estima impacto inflacionário de medidas para reduzir preço dos combustíveis
BC prevê desaceleração da economia nos próximos trimestres
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (foto), divulgada nesta terça-feira (21), prevê um enfraquecimento da atividade econômica nos próximos trimestres como resultado da alta nos juros, informa O Globo.

O Copom também estima uma inflação mais elevada no ano que vem, em razão das medidas em discussão para reduzir o preço dos combustíveis.

Na reunião da semana passada, que aumentou a taxa Selic de 12,75% para 13,25% ao ano, o comitê do BC destacou positivamente indicadores de atividade econômica como o consumo das famílias e os números do mercado de trabalho.

No entanto, o Copom avalia que “a atividade deve desacelerar nos próximos trimestres, quando os impactos defasados da política monetária se fizerem mais presentes”.

Segundo o BC, os dados positivos ainda refletem um processo de normalização da economia no Brasil após a pandemia da Covid —o Copom cita a alta nos serviços e o uso da poupança que havia sido guardada durante o período.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....