Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Banco Central diz que dados de mais de 160 mil chaves do Pix vazaram

Segundo o órgão de fiscalização do sistema financeiro, as informações estavam em posse da empresa Acesso Soluções de Pagamento
Banco Central diz que dados de mais de 160 mil chaves do Pix vazaram
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Banco Central (BC) informou há pouco que dados cadastrais vinculados a 160.147 chaves Pix, que estavam em posse da Acesso Soluções de Pagamento, vazaram em dezembro.

O órgão responsável por fiscalizar o sistema financeiro não detalhou o motivo do vazamento, mas afirmou que o fato ocorreu “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”.

Segundo o BC, entre os dados vazados estão o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento, além dos números da agência e da conta.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou.

As pessoas que tiveram os dados vazados, afirmou o BC, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O BC informou que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....