A guerra global por alimentos A guerra global por alimentos
O Antagonista

A guerra global por alimentos

avatar
Claudio Dantas
4 minutos de leitura 08.03.2022 17:59 comentários
Economia

A guerra global por alimentos

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, partirá no sábado para Ottawa, no Canadá, onde se reunirá com exportadores de fertilizantes. O objetivo é buscar alternativas às importações do insumo da Rússia e de Belarus, suspensas por causa da guerra na Ucrânia. A missão é quase impossível. O motivo?...

avatar
Claudio Dantas
4 minutos de leitura 08.03.2022 17:59 comentários 0
A guerra global por alimentos
Divulgação: Embrapa

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, partirá no sábado para Ottawa, no Canadá, onde se reunirá com exportadores de fertilizantes. O objetivo é buscar alternativas às importações do insumo da Rússia e de Belarus, suspensas por causa da guerra na Ucrânia. A missão é quase impossível. O motivo?

A interrupção do fornecimento de fertilizantes, assim como ocorre com petróleo e gás, tem impacto global. Na prática, podemos estar diante de uma nova corrida por insumos escassos, como ocorreu durante a pandemia de Covid com respiradores, vacinas e equipamentos hospitalares.

À BBC, Svein Tore Holsether, da trader Yara International, previu um cenário catastrófico. Segundo ele, metade da população mundial obtém alimentos que usam fertilizantes. Sem o insumo, o rendimento de algumas culturas cairá 50%. “Para mim, não se trata de estarmos caminhando para uma crise alimentar global, mas de quão grande será a crise.”

A Rússia é o segundo país produtor de fertilizantes nitrogenados, com 10% do mercado internacional, e derivados de potássio, com 19%. Ocupa também a quarta posição em relação aos fosfatados, com 7% do marketing share.

O Brasil, por sua vez, importa 26 milhões de toneladas (85%) dos fertilizantes que consome na agricultura, 23% da Rússia e 3% de Belarus.

Dias atrás, Tereza Cristina garantiu que há estoques até outubro, mas a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) soltou um comunicado falando que o deadline será em apenas três meses. 

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Sergio Souza, me disse que os fertilizantes para próxima safra já estão contratados, mas dependem do transporte. Ou seja, ainda é impossível precisar quando e quanto faltará. Para monitorar o problema, a FPA quer criar uma comissão externa sobre o impacto da guerra na Ucrânia na agricultura brasileira.

Fato é que, assim como a Covid impactou um sistema de saúde precário, a crise dos fertilizantes já existia e termina agravada com a guerra.

Nos últimos anos, devido ao alto custo da exploração e a uma mudança em seu plano de negócios, a Petrobras fechou três plantas industriais de fertilizantes e abandonou uma quarta. “Estava mais barato importar”, explica Sergio Souza. Agora, porém, os ventos mudaram (o preço do insumo subiu até 200%). Mas o parlamentar defende, visando o logo prazo, que sejam implementadas mudanças legislativas que reduzam a burocracia e o custo do frete.

O ministro Paulo Guedes, por sua vez, quer acelerar algumas medidas, devido à urgência da crise. Dias atrás, ele propôs a Jair Bolsonaro a edição de um decreto para reduzir o valor das alíquotas de uma contribuição que incide sobre o frete cobrado pelas empresas de navegação que operam nos portos do Brasil, o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Segundo a minuta do texto, os percentuais do AFRMM nas navegações de longo curso (realizada entre portos brasileiros e estrangeiros) cairiam de 25% para 16,5%, na cabotagem de 10% para 6,6% e nas navegações fluviais e lacustres (quando do transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste) de 40% para 26,5%.

Também pesquisadores e técnicos da Embrapa começarão a visitar cerca de 30 polos produtivos de nove macrorregiões agrícolas do Brasil, com o objetivo de aumentar a eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo. A meta é economizar 20% no uso dos fertilizantes no Brasil já na safra 2022/23. 

O dilema europeu com a dependência do gás russo nos ensina que dar às costas a questões estratégicas, como segurança energética e segurança alimentar, pode ser fatal para uma nação. O aumento da dependência externa de fertilizantes é consequência natural e óbvia da expansão da própria produção agrícola brasileira.

Acordem, senhores!

Brasil

Após veto ao PL das saidinhas, governo consegue adiar sessão do Congresso

Wesley Oliveira
16.04.2024 15:35 3 minutos de leitura
Visualizar

Romário volta aos campos como jogador do América-RJ

Visualizar

Dólar atinge maior patamar em um ano com risco fiscal

Rodrigo Oliveira Visualizar

“Estão se vingando dessa moça”, disse Barroso sobre juíza da Lava Jato em fevereiro

Felipe Moura Brasil Visualizar

Melhores Casas de Apostas - Top 10 Sites para Palpites Esportivos 

Estúdio OÉ Visualizar

Inter celebra vitória com boa atuação de Wesley no Brasileirão

Visualizar

Tags relacionadas

alimentos campos de trigo fertilizantes guerra na Ucrânia plantação
< Notícia Anterior

Deputadas e senadoras criticam oportunismo de Bolsonaro sobre distribuição de absorventes

08.03.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Starbucks também suspende atividades na Rússia

08.03.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Dólar atinge maior patamar em um ano com risco fiscal

Dólar atinge maior patamar em um ano com risco fiscal

Rodrigo Oliveira
16.04.2024 15:20 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Haddad evoca memória de Paulo Guedes ao tentar explicar dólar

Haddad evoca memória de Paulo Guedes ao tentar explicar dólar

16.04.2024 14:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Bolsa Família 2024: calendário de Abril divulgado, veja as datas de pagamento

Bolsa Família 2024: calendário de Abril divulgado, veja as datas de pagamento

16.04.2024 12:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Calendário Bolsa Família 2024: veja quando receber em Abril e detalhes do Auxílio Gás

Calendário Bolsa Família 2024: veja quando receber em Abril e detalhes do Auxílio Gás

16.04.2024 12:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.