Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Lula não é Tancredo

Lula não é Tancredo
Foto: Ricardo Stuckert

O plano de Lula, segundo Elio Gaspari, é engolir o centro e transformar sua candidatura num movimento semelhante ao de Tancredo Neves.

“O quadro de 2022 não é o de 1984 e Lula não é Tancredo. Basta lembrar que combateu sua candidatura: ‘É uma proposta de transação’ (…). O PT viria a expulsar os três deputados que votaram em Tancredo na reunião do Colégio Eleitoral, readmitido-os anos depois. Entre um gesto e outro, Lula conheceu Emílio Odebrecht na casa do tucano Mário Covas (…).

A polarização dos sonhos de Bolsonaro é um embate da direita (dele) com a esquerda (de Lula). O PT flertando com o centro atrapalha o capitão.

Lula não é Tancredo, mas precisa construir um personagem que seja pelo menos parecido. Tancredo, com sua férrea suavidade, nunca foi de esquerda, nem perdia horas de sono com ela. Foi-lhe fácil armar a coligação que o elegeu. Lula deu os primeiros passos nessa longa estrada. Com isso, colocou-se à frente dos postulantes que estão na pista. João Doria e Sergio Moro parecem engessados, e Ciro Gomes ressurge com sua proposta de plebiscitos legítimos, porém com um maldito precedente venezuelano. Já Bolsonaro selou sua aliança com Valdemar Costa Neto, sabendo que não controla seu prazo de validade”.

Esse Lula centrista é uma farsa que vem sendo construída desde meados do ano passado, quando as pesquisas mostraram o derretimento irreversível de Jair Bolsonaro. Uma corrida eleitoral polarizada precisa de dois polos; se um deles derrete, o outro também acaba derretendo.

Nosso site publicou inúmeros posts sobre o assunto, como A Terceira Via de Lula, Lula joga parado enquanto a Terceira Via se desmancha” e “Lula vai roubar a Terceira Via.

De lá para cá, a campanha lulista engoliu Geraldo Alckmin, o PSB, o PV, um naco da Rede, outro naco do PSDB e mais da metade do eleitorado de Ciro Gomes, sem contar o empresariado e o mercado financeiro, claro.

O fato, porém, é que o movimento de Tancredo Neves livrou o Brasil da ditadura, e o de Lula só vai livrar os quadrilheiros da cadeia. Não, Lula não é Tancredo – e nunca vai ser.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....