Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

DaMatta e o entulho do filhotismo

Roberto DaMatta, em artigo imperdível para a Crusoé, diz que "nossa desigualdade aviltante" só será resolvida se enfrentarmos esse problema
DaMatta e o entulho do filhotismo
Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo

Roberto DaMatta publicou um artigo na Crusoé sobre uma das piores patologias sociais brasileiras: o filhotismo, esse “enorme e invisível entulho que nos impede de ter um estilo de vida mais igualitário e mais democrático”.

No artigo, que é absolutamente imprescindível, ele diz:

“A busca de um ‘pai da pátria’, um rei populista forte, é nada mais que um modo de tentar resolver essa luta entre a casa e a rua. O que é pessoal, no final, acaba prevalecendo sobre o impessoal. Enfrentar esse problema seria importante para resolver nossa desigualdade aviltante, que também tem suas origens em um familismo que desmoraliza todas as ideologias.

Até lá, seguiremos fabricando leis e ficções legais para beneficiar parentes, amigos e correligionários. Continuaremos demitindo juízes e procuradores para proteger nossos filhos. São essas coisas que nutrem as dinastias políticas, que crescem e se solidificam num entorno profundamente antidemocrático e desigual”.

Assine a Crusoé e leia o artigo aqui. Não há assunto mais importante do que esse.

SUB_ARTIGO DA MATTA 1

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....