Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Congresso pode derrubar vetos a leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, diz Pacheco

Aprovados na Câmara e no Senado, projetos que preveem repasses da União aos estados e municípios para o setor cultural foram vetados por Jair Bolsonaro
Congresso pode derrubar vetos a leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, diz Pacheco
Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Rodrigo Pacheco (foto) afirmou nesta quinta-feira (5) que há uma tendência no Congresso para derrubar os vetos de Jair Bolsonaro às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que garantiriam um auxílio ao setor cultural.

Os projetos batizados com os nomes do humorista e do compositor, ambos mortos pela Covid, foram aprovados na Câmara e no Senado e previam repasses da União aos estados e municípios para socorrer o setor cultural, afetado pela pandemia.

“Imagino que, pela força que esses projetos ganharam no âmbito do Congresso Nacional, a boa aceitação dos parlamentares, pode, sim, haver tendência de derrubada do veto”, declarou o presidente do Senado. Ele acrescentou, porém: “É algo que não é uma decisão da presidência do Congresso, é da maioria dos senadores e dos deputados federais”.

A Lei Aldir Blanc, que previa repasse de R$ 3 bilhões aos estados e municípios durante cinco anos, foi vetada pelo presidente na manhã de hoje. A Lei Paulo Gustavo, que destinaria R$ 3,8 bilhões a governos e prefeituras para garantirem ações emergenciais ao setor cultural, já havia sido vetada por Bolsonaro em abril.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....