Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Weintraub: 'Bolsonaro me mandou entregar o FNDE para o Centrão'

Segundo o ex-ministro da Educação, a ordem foi dada pelo presidente em março de 2020 e atendida em junho
Weintraub: Bolsonaro me mandou entregar o FNDE para o Centrão
Reprodução/YouTube/Arthur Weintraub

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) afirmou nesta terça (12) à CNN que Jair Bolsonaro (PL) determinou que ele “entregasse” o comando do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, o FNDE, ao Centrão. 

Segundo Weintraub (à direita na foto), a ordem foi dada pelo presidente em março de 2020 e atendida em junho. No dia 1º daquele mês, foi publicada a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte como presidente do FNDE. Ele já foi chefe de gabinete de Ciro Nogueira (PP), atual ministro da Casa Civil.

“Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe. Ele falou: você vai ter que entregar o FNDE pro Centrão e eu falei: presidente, não faça isso. E eu fiquei adiando o máximo que eu podia, fiquei adiando. Eu subi toda a governança, as regras, do processo decisório do FNDE. Quem tem inclusive fazer um conselho, um board, decisório pro FNDE não ficar o presidente do FNDE não se reportar ao ministro da Educação, se reportar o ministro da Economia e o da Casa Civil. Na época era o Braga Netto. Tentei, o Braga Netto não quis”, disse o ex-titular do MEC.

Ele também afirmou que a aliança entre o Planalto e Centrão foi costurada pelo general Luiz Eduardo Ramos, atual ministro da Secretária-Geral da Presidência

“Chegou o general Ramos com essa estratégia que eu considero muito equivocada de colocar o Centrão pra dentro do governo. E ele começou realmente a trazer essa turma para dentro, frequentar cada vez mais e convenceu o presidente, e a partir daí eu acho que a gente foi expulso. Os conservadores foram expulsos.”

Assista:

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....