Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

UTIs lotadas em janeiro provocaram "excedente" de mortes por Covid em janeiro

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira, pesquisadores da Fiocruz dizem que uma parte da população não teve acesso à terapia intensiva
UTIs lotadas em janeiro provocaram “excedente” de mortes por Covid em janeiro
Foto: Reprodução/CNN

Pesquisadores da Fiocruz afirmam que parte da população hospitalizada em janeiro, durante o pico da variante Ômicron, não teve acesso a leitos de UTI. Segundo nota técnica divulgada nesta terça (15), isso levou a um “excedente” de mortos pela doença.

No documento, os pesquisadores apontam que, em janeiro, a maioria dos estados apresentou volume expressivo de óbitos hospitalares fora de UTIs, principalmente em Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Somando óbitos fora de uma UTI e sem informação, observam-se valores próximos a 50%.

“Nós observamos os casos de pacientes hospitalizados. A maior parte dos leitos de UTI estavam ocupadas durante o mês de janeiro, e, em muitos casos, houve um excedente de óbitos ocorridos fora das UTIs, ou seja, em alas comuns de internação. Isso significa que uma parte da população não teve acesso a essa forma de terapia intensiva”, afirmou o pesquisador Diego Xavier, do Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....