Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Um ano de despedidas

Paulo Gustavo, Tarcísio Meira, Agnaldo Timóteo: os três artistas tiveram as suas vidas ceifadas pela Covid, juntamente com as de mais de 600 mil brasileiros
Um ano de despedidas
Fotos: Divulgação

O ano de 2021 foi marcado por despedidas difíceis. O coronavírus se mostrou muito mais resiliente do que se imaginava e ceifou as vidas de centenas de milhares de brasileiros.

Entre eles, a do ator Paulo Gustavo.

Antes de ser intubado, em 21 de março, ele disse ao marido: “Te amo, já volto”. O ator não voltou e faleceu em 4 de maio, aos 49 anos.

Foram semanas de uma batalha incansável contra o vírus. Paulo Gustavo precisou ser intubado algumas vezes e teve complicações pulmonares.

O quadro clínico evoluiu para uma hemorragia. Depois de pequena melhora, foi detectada uma embolia gasosaque bloqueou vasos sanguíneos com bolhas de ar. Paulo Gustavo não resistiu.

O episódio gerou uma grande comoção nacional e deixou a inconfundível personagem Dona Hermínia marcada para sempre na memória dos brasileiros.

No campo político, a morte de Paulo Gustavo fez aumentar a pressão sobre o governo, já às voltas com a instalação da CPI da Covid. Jair Bolsonaro divulgou uma nota lamentando o falecimento.

Quem também morreu em 2021 foi o cantor Agnaldo Timóteo, em 3 de abril, aos 84 anos. Ele ficou internado durante três semanas, antes de falecer.

Ao contrário de Paulo Gustavo, ele já havia sido vacinado com as duas doses contra a Covid.

O caso, um dos primeiros de que se teve notícia de pessoas imunizadas que faleceram em decorrência da doença, foi usado por bolsonaristas para questionar a eficácia das vacinas.

Um dos casais mais queridos da televisão brasileira se desfez também por causa da Covid em 2021.

Tarcísio Meira, aos 85 anos, e Glória Menezes, aos 87 anos, ficaram internados por semanas no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra a doença. Em 12 de agosto, o “eterno galã” não resistiu e faleceu.

O ator deixou mais de 60 trabalhos e uma história que se confunde com a da televisão no Brasil.

Glória continuou internada e recebeu a notícia ainda no hospital. Ela apresentou melhora nos dias subsequentes e teve alta, felizmente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....