Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

TSE vai lançar novo modelo de urnas eletrônicas

Segundo a Corte, as que estão em processo de fabricação são mais modernas, seguras e com mais requisitos de acessibilidade
TSE vai lançar novo modelo de urnas eletrônicas
Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE.

O Tribunal Superior Eleitoral vai lançar hoje novos modelos de urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022. Os detalhes dos recursos serão mostrados em coletiva às 12h30.

Como mostramos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, visita na manhã desta segunda-feira uma fábrica de urnas de Manaus. A visita é na Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia. A empresa foi vencedora da licitação realizada para a fabricação de urnas eletrônicas das eleições de 2020 e não houve novo certame este ano.

É na capital do Amazonas que são produzidos os módulos que vão compor as urnas modelo UE2020. A linha de produção do Grupo Positivo – que venceu a licitação e vai fabricar 225 mil urnas, de um total de 577 mil que serão usadas nas eleições de 2022, – segue rigorosos padrões de segurança.

Segundo o TSE, as urnas que estão em processo de fabricação são mais modernas, seguras e com mais requisitos de acessibilidade.

Neste ano, houve seguidos ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eletrônico de votação, que chegaram ao ápice nos protestos do dia 7 de setembro.

Em novembro, Barroso anunciou que dos 29 planos de ataque às urnas eletrônicas durante a semana de testes, cinco deles encontraram “achados”, ou seja, algum ponto que pode ser aperfeiçoado. Em maio, esses mesmos casos serão analisados novamente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....