Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

STJ confirma decisão que tornou réu o governador do Amazonas

Em setembro deste ano, a Corte recebeu a denúncia contra Wilson Lima por supostos crimes praticados na compra superfaturada de ventiladores pulmonares
STJ confirma decisão que tornou réu o governador do Amazonas
Foto: Isac Nóbrega/PR

Em um julgamento rápido, a Corte Especial do STJ rejeitou recursos contra decisão que tornou réu o governador do Amazonas, Wilson Lima (foto), e outras pessoas por supostos crimes praticados na compra superfaturada de ventiladores pulmonares (respiradores) destinados ao tratamento de vítimas da Covid no estado.

Na prática, continuam réus, além do governador, o vice-governador Carlos Almeida Filho (PSDB) e outras 12 pessoas.

A investigação envolveu a compra 28 aparelhos adquiridos, no ano passado, numa loja de vinhos — o prejuízo aos cofres públicos foi calculado em R$ 2,1 milhões.

A PGR acusou o governador de comandar a organização criminosa e de tentar embaraçar as investigações por meio da adulteração de documentos. A denúncia apresenta como provas documentos, depoimentos e trocas de mensagem entre os investigados.

A PGR afirmou que a suposta organização criminosa “tinha por propósito a prática de crimes contra a Administração Pública, especialmente a partir do direcionamento de contratações de insumos para enfrentamento da pandemia”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....