Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Secretário diz que 60 crianças foram vacinadas indevidamente na Paraíba

Caso é investigado pelo Ministério Público Federal; auxiliar de enfermagem foi afastada
Secretário diz que 60 crianças foram vacinadas indevidamente na Paraíba
Foto: Myke Sena/MS

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou neste domingo (16) que ao menos 60 crianças entre 4 e 9 anos foram vacinadas com doses vencidas e para adultos no município de Lucena.

“A técnica de enfermagem responsável errou porque aplicou a vacina em um período extemporâneo. Foi em dezembro e a vacinação de crianças com as doses certas só começou mesmo neste sábado. Além disso, as vacinas que ela usou estavam vencidas”, disse em entrevista à CNN Brasil.

De acordo com a secretaria de Saúde do estado, as crianças vacinadas com as doses erradas apresentaram reações leves, como febre e dor no local da injeção. Inicialmente, a informação era de que 40 crianças tinham recebido os imunizantes errados.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal do estado. A Anvisa também acompanha o caso.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que nenhuma dose vencida é entregue aos estados e que acompanha “rigorosamente todos os prazos de validade” dos imunizantes contra a Covid.

Disse ainda que acompanha os casos das crianças que foram vacinadas na Paraíba e “recomenda cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis”.

“Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....