Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Saúde diz que vai modificar nota técnica pró-cloroquina e antivacina

Ministério não usou o verbo "corrigir", nem deu data de quando sairá o novo texto
Saúde diz que vai modificar nota técnica pró-cloroquina e antivacina
Foto: Tony Winston/MS

O Ministério da Saúde informou nesta terça (25) que vai publicar nova versão da nota técnica que rejeitou o parecer da Conitec para não incluir no SUS a cloroquina e outros medicamentos ineficazes contra a Covid.

A nota técnica do secretário de Ciência e Tecnologia, Hélio Angotti Neto (foto), cita várias vezes o termo “tratamento precoce”, que não aparece no relatório da Conitec. As diretrizes rejeitadas pelo secretário são de maio de 2021.

A comunicação da Saúde à imprensa não usa o verbo “corrigir”, nem dá uma data para quando sairá o novo texto. Eis a íntegra:

“O Ministério da Saúde informa que a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) republicará a Nota Técnica que fundamenta a decisão acerca das diretrizes terapêuticas para o tratamento farmacológico da Covid-19, para, segundo a secretaria, promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19. A alteração será publicada em portaria no Diário oficial da União (DOU) e não modifica a deliberação já divulgada.”

Uma tabela presente na nota técnica de Angotti Neto diz que a efetividade das vacinas não foi demonstrada em estudos controlados, o que é mentira. Também diz que não há estudos que demonstrem sua segurança, o que é mentira também.

tabela helio angotti_nota tecnica janeiro 2022
Reprodução/Hélio Angotti Neto/Ministério da Saúde
Mesmo que a tabela seja removida, a substância da nota técnica vai permanecer a mesma, de acordo com a nota do ministério: rejeitar o parecer da Conitec contra o ‘kit Covid’ no SUS.

Leia mais:

Saúde rejeita relatório contra cloroquina e afirma que vacina não funciona

Ministério da Saúde rejeita relatório contra cloroquina

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....