Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Saúde admite que dados sobre Covid foram apagados; sistema será restabelecido na sexta

Secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, afirma que os dados sobre vacinação ainda precisam ser restabelecidos pela pasta
Saúde admite que dados sobre Covid foram apagados; sistema será restabelecido na sexta
Foto: Walterson Rosa/MS

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz (foto), admitiu hoje que dados sobre casos, óbitos e vacinas foram apagados dos sistemas da pasta, após o ataque hacker ocorrido na segunda semana de dezembro.

“Apagaram-se registros de vacinas, casos e óbitos que estavam na nuvem. Os dados não foram perdidos, nenhum se perdeu. Demora-se um tempo para reconstruir”, disse Cruz.

Segundo Cruz, a expectativa é que a pasta restabeleça todas as informações até a próxima sexta-feira.

“Com relação à disseminação dos dados disponibilizados para os estados, os dados do Sivep-gripe, que são dados de hospitalização, e do E-SUS notifica, que trazem informações sobre casos, já foram restabelecidos desde dezembro. Os casos de vacinação a gente vai prontamente restabelecer.  A expectativa é que a gente finalize isso na sexta feira”, declarou.

Apesar disso, o Ministério da Saúde nega que tenha ocorrido um “apagão de dados”.

“Por que não considero um apagão? Porque o ministério sempre recebeu as informações. Ficamos um tempo sem receber, mas, prontamente, ou de forma prioritária, o Ministério da Saúde restabeleceu esse sistema para capturar esses dados.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....