Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Ruy Goiaba na Crusoé: Datenismo sem culpa

Colunista comenta a moda dos podcasts sobre crimes, que chegou recentemente ao Brasil e está liberando gente descolada para soltar o seu Datena interior
Ruy Goiaba na Crusoé: Datenismo sem culpa
Foto: josepaulomv/Pixabay

Na nova edição da Crusoé que foi ao ar nesta sexta-feira (15), Ruy Goiaba (foto) comenta a moda dos podcasts sobre crimes, que chegou recentemente ao Brasil e está liberando gente descolada para soltar seu “justiceiro” interior, à moda do programa de José Luiz Datena.

“O melhor exemplo talvez seja ‘A Mulher da Casa Abandonada’, podcast do repórter Chico Felitti (que já colaborou com esta Crusoé) contando a história de uma brasileira acusada de manter por quase 20 anos nos EUA uma empregada em condição análoga à escravidão. Sem nunca ter sido punida pelo crime, a mulher voltou ao Brasil e se instalou na casa da família em Higienópolis, que foi se deteriorando progressivamente. Seus vizinhos suspeitam de problemas de saúde mental, e a Polícia Civil abriu inquérito para investigar um suposto abandono de incapaz.

Depois que o podcast foi ao ar, a casa em Higienópolis virou uma espécie de atração turistica. Mas não só: além de gente tirando fotos, houve xingamentos, pichações (‘escravocrata’), arremesso de objetos e, segundo depoimento da irmã da protagonista do podcast, até um tiro numa janela, que teria obrigado a mulher a se mudar do lugar. A coisa chegou a um ponto em que a Folha, que produz o podcast, teve de fazer este disclaimer: ‘O podcast é uma reportagem que se baseou em registros de um caso de notório interesse público, procurou ouvir todos os envolvidos e deu espaço às versões dos que se manifestaram. A série não é uma investigação policial nem um processo judicial. A Folha condena qualquer tipo de agressão e perseguição contra as pessoas retratadas’.”

LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....