Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

PT e PSB tentam aparar arestas para viabilizar aliança pró-Lula

As negociações entre os dois partidos para a chapa presidencial esfriaram no fim do ano passado, mas serão retomadas hoje em Brasília
PT e PSB tentam aparar arestas para viabilizar aliança pró-Lula
Fotos: Marina Ramos/Câmara dos Deputados e Arquivo PSB

Os presidentes do PT e do PSB, a deputada federal Gleisi Hoffmann (foto, à direita) e Carlos Siqueira (foto, à esquerda), respectivamente, se reúnem hoje, às 10h, para tentar aparar as arestas entre as duas siglas e viabilizar uma aliança em torno de Lula. O encontro será na sede do partido socialista, em Brasília.

PT e PSB negociam uma aliança nacional, mas esbarram em arranjos locais. Como temos mostrado, os socialistas, que trabalham para atrair o ex-tucano Geraldo Alckmincobram que os petistas abram mão das candidaturas aos governos em São PauloRio Grande do Sul, Pernambuco, Espirito SantoRio de Janeiro. O PT resiste.

PSB espera que o PT desista das candidaturas de Fernando Haddad, em São Paulo, e de Humberto Costa, em Pernambuco. Em São Paulo, os socialistas cobram apoio a Márcio França; no caso específico do estado de Miguel Arraes, nem mesmo o PSB bateu o martelo em relação ao seu candidato, mas já quer do PT um apoio ao nome que será apresentado pela sigla.

O PT, porém, tem dado sinais de que não vai abrir mão desses dois estados.

Na última terça-feira (18), Gleisi foi enfática e defendeu a candidatura do senador petista, apesar de o estado ser considerado a principal base eleitoral do PSB. Na quinta-feira da semana passada, em entrevista à Folha, o presidente do PT em SP, o ex-ministro Luiz Marinho, disse que a chance é “zero” de o partido retirar a candidatura de Haddad.

As negociações foram suspensas no fim do ano passado, após o PSB ter formalizado o convite a Alckmin para ingressar no partido. Ainda sem resposta, o PSB espera formalizar a aliança para conseguir atrair o ex-tucano.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....