Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Presidente do BC diz que PIX pode ter restrição de horário por segurança

Roberto Campos Neto disse que o Banco Central prepara uma série de medidas para evitar crimes praticados usando o sistema de transferências bancárias
Presidente do BC diz que PIX pode ter restrição de horário por segurança
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (27) que o órgão deve anunciar nos próximos meses uma série de medidas para combater os crimes praticados através do PIX. Assaltantes e sequestradores têm usado o sistema de transferências bancárias instantâneas para roubar as vítimas.

Uma possibilidade é bloquear a realização de transferências de madrugada. A outra é limitar os valores de transferência.

Campos Neto disse que o PIX é mais seguro do que outras modalidades de pagamento e, claro, pôs a culpa na imprensa, que só noticia o aumento de sequestros causados pelas possibilidades abertas pelo PIX.

“O PIX foi um grande ganho para as pessoas de maneira geral, a gente vê novos modelos de negócio (que se viabilizaram com a ferramenta). Ele substitui outras formas de pagamento. A gente vê mais recentemente na mídia uma associação dele com formas de criminalidade, mas (se) alguém sofrer sequestro relâmpago, pode (haver pedido de resgate) por DOC, por TED.”

O presidente do BC afirmou que o aumento na quantidade de crimes usando PIX pode estar relacionado à diminuição das medidas restritivas impostas pela pandemia.

A gente deve anunciar um conjunto de medidas para fazer com que o PIX seja mais seguro, para que as pessoas possam decidir melhor como usar o PIX, bloquear em horários específicos.” 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....