Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

PM de Israel anuncia que Parlamento será dissolvido nos próximos dias

Coalizão governante é frágil desde que assumiu o poder, em junho de 2021; assim, o país está em direção à quinta eleição em três anos
PM de Israel anuncia que Parlamento será dissolvido nos próximos dias
Foto: Reprodução/Twitter

O primeiro-ministro de Israel Naftali Bennett anunciou nesta segunda-feira (20) que a coalizão governante concordou em dissolver o atual parlamento e convocar novas eleições. Essa decisão deverá ser formalizada em voto no parlamento israelense nos próximos dias.

A dissolução foi determinada em acordo entre Bennett e a outra figura-chave da coalizão, o ministro das Relações Exteriores Yair Lapid.

Lapid é quem assumirá o comando do governo como premiê interino até as eleições, que, estima-se, deverão ocorrer entre outubro e novembro.

Será a quinta vez que os israelenses vão às urnas em três anos. A instabilidade política acentuou-se no país nesse período. Entre 2019 e 2020, Israel passou mais de 12 meses sob governo interino.

A atual coalizão governante, no poder desde junho de 2021, com a queda do longevo premiê Benjamin Netanyahu, sempre se apresentou frágil, angariando partidos de extrema-direita e esquerda, assim como legendas árabes.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....