Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Petista e lulistas apoiaram PEC para 2º turno com 3 candidatos

Em setembro do ano passado, foi apresentada no Senado uma proposta nesse sentido; a ideia é de Marcelo Castro e teve o apoio de parte da bancada do PT
Petista e lulistas apoiaram PEC para 2º turno com 3 candidatos
Foto: Pedro França/Agência Senado

Merval Pereira foi “cancelado” pela esquerda no fim de semana por ter proposto, em artigo em O Globo, um segundo turno presidencial com três candidatos, e não dois.

A esquerda que o cancelou precisa saber que a ideia não é do jornalista.

Em 15 de setembro do ano passado, foi apresentada no Senado uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) com essa sugestão. O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) apresentou a proposta, mas a ideia é do senador Marcelo Castro (MDB-PI), um lulista de carteirinha.

A proposta também recebeu o apoio, por exemplo, de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que atua na coordenação da campanha de Lula, e dos senadores petistas Paulo Rocha (PA), Rogério Carvalho (SE) e Jean Paul Prates (RN). Outros lulistas como Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM) e Dário Berger (PSB-SC) também assinaram o requerimento da PEC.

A apresentação da PEC foi antecipada por O Antagonista. Na época, Castro disse a este site que a proposta valeria somente para a eleição presidencial, para “diluir a polarização” política no país.

“Eu acredito que muitas pessoas optam por votar no Lula não porque seja lulista, mas porque é tão anti-bolsonarista que vê no Lula a pessoa capaz de derrotar Bolsonaro, e vice-versa. Com três candidatos em um segundo turno, a chance de outros nomes aumentaria”, comentou ele, na ocasião.

O senador piauiense considera sua ideia “muito interessante”, poismuitos se encorajariam” a lançar candidatos porque pensariam assim: “Não posso ser o primeiro ou o segundo, mas posso ser o terceiro e poderei virar o jogo no segundo turno”.

A PEC em questão ainda não teve a sua tramitação iniciada. Se viesse a ser aprovada, não poderia valer para as eleições deste ano.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....