Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Pais e filhos da reforma

Pais e filhos da reforma
Cerimonia de transmissão de cargo do ministro da Fazenda Paulo Guedes

Homens que criam filhos sozinhos, e mulheres, poderão ter uma idade menor que os demais trabalhadores para requerer a aposentadoria.

O governo estuda o tema, segundo O Globo.

“O limite seriam três filhos. Outra possibilidade seria calibrar o valor do benefício. Ele seria maior para pais e mães.”

Se a idade mínima ficar em 65 anos, como quer Paulo Guedes, uma mulher com um filho, por exemplo, poderia se aposentar um ano na frente das demais, com 64, de acordo com técnicos que participam das discussões sobre a reforma da Previdência.

“A ideia é defendida pela ala política. Outra solução seria conceder a essa mulher um ano a mais de contribuição. Assim, se ela contribuir durante 30 anos, por exemplo, ganharia um ano a mais na contagem e isso se reverteria em um aumento de 2% no valor do benefício. Segundo os defensores da proposta, essa seria a forma correta de compensar um trabalhador que produz menos para se dedicar à família.”

Essas medidas têm o objetivo de “humanizar” a reforma para facilitar sua aprovação no Congresso, mas, antes disso, dependem da palavra final de Jair Bolsonaro.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....