Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Orçamento secreto resulta em um Congresso com senhores e vassalos

"As emendas do relator são disfuncionais do ponto de vista da gestão pública e um escândalo do ponto de vista político", escreve Carlos Graieb na Crusoé
Orçamento secreto resulta em um Congresso com senhores e vassalos
Foto: Alan Santos/PR

Na Crusoé, Carlos Graieb comenta as reportagens que O Antagonista publicou ao longo desta terça (10) detalhando as emendas do orçamento secreto. “Os números começam a comprovar aquilo que se imaginava. A lógica para a distribuição do dinheiro foi puramente política, sem nenhum critério objetivo que se possa discernir”.

“A divulgação dos valores deixa evidente que surgiram castas entre deputados e senadores. Há os multimilionários, os remediados e os excluídos da festa das emendas — sendo que os primeiros, obviamente, têm mais chances de se reeleger do que os últimos. Se isso não é bom para os parlamentares, também não é bom para seus eleitores: a probabilidade de uma cidade ou região terem suas carências atendidas aumenta se os representantes locais toparem ser vassalos de Arthur Lira ou Rodrigo Pacheco [na foto, com Jair Bolsonaro] e diminui caso eles se mantenham independentes. Ao menos em tese, a possibilidade de novos políticos  conseguirem substituir os velhos nomes que ‘entregam’ também se reduz.” 

LEIA AQUI a íntegra do artigo; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....