Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Operadoras prometem bloquear Telegram até terça

Empresas foram notificadas da decisão de Alexandre de Moraes que bloqueou o aplicativo nesta sexta (18) e estimam cumpri-la um dia antes do prazo máximo
Operadoras prometem bloquear Telegram até terça
Reprodução

Todas as operadoras de telefonia móvel do país devem bloquear o acesso de seus clientes ao aplicativo Telegram (foto) em todo o Brasil até esta terça-feira (22), um dia antes do prazo máximo determinado por Alexandre de Moraes, do STF, informa a Folha.

Segundo o jornal, as quatro principais operadoras (Vivo, Claro, Tim e Oi) já trabalham para efetivar o bloqueio o quanto antes. A Conéxis, associação do setor, afirmou que “as empresas de telecomunicações cumprem as decisões judiciais”.

Como publicamos mais cedo, no ofício enviado por Moraes à Anatel e a todas as operadoras, há uma multa diária de R$ 100 mil por descumprimento da ordem, válida para pessoas físicas e jurídicas e contada a partir de quarta (23).

Embora a agência tenha sido notificada, cabe às operadoras implementar a determinação do ministro do STF.

Técnicos das operadoras consultados sob anonimato pela Folha avaliam que o bloqueio não será tão eficaz porque aplicativos como o Telegram costumam “mascarar” os IPs (endereços de internet associados ao serviço), referência usada pelas operadoras para bloquear o acesso.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....