Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Operação da PF mira juízes federais suspeitos de corrupção

Esquema também teria participação de advogados, empresários e servidores públicos
Operação da PF mira juízes federais suspeitos de corrupção
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal do Ceará deflagrou hoje a operação Skiagraphia, contra um esquema de corrupção que teria a participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos.

Agente foram às ruas cumprir 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Estão entre os alvos da ofensiva um juiz assessor da presidência do Superior Tribunal de Justiça e um magistrado aposentado.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2019 após a Procuradoria da Fazenda Nacional fornecer informações que apontaram “indícios de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do Fisco Federal em ações em curso na Justiça Federal entre os anos de 2012 a 2016 e que resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União”.

Ainda de acordo com a corporação, foram investigadas “suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União, vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito e falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários”.

Os alvos da operação podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa com penas que chegam a 42 anos de prisão.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....