Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"O serviço público sempre foi minha vocação", diz Anastasia, desejando vaga no TCU

Fernando Bezerra Coelho e Kátia Abreu também estão na briga pelo espaço aberto com a ida de Raimundo Carreiro para a embaixada em Portugal
“O serviço público sempre foi minha vocação”, diz Anastasia, desejando vaga no TCU
Reprodução/TV Senado

Em seu discurso em sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Antonio Anastasia elencou cargos que já ocupou na vida pública e citou algumas da funções do Tribunal de Contas da União (TCU), do qual almeja ser ministro.

“Qual é o perfil adequado para o ministro da corte de contas? Devemos ter alguns critérios e algumas qualidades”, disse.

Anastasia (foto) falou, por exemplo, em conhecimento, capacidade para o diálogo e para a apresentação de soluções, equilíbrio e moderação.

“Eu tenho essa dedicação e essa formação ao tema, que me estimula e me entusiasta. Acredito, de uma maneira humilde, que eu tenha o perfil de um ‘magistrado’: o equilíbrio, o bom senso.”

O senador do PSD de Minas Gerais também afirmou que é preciso “sensibilidade para as dificuldades do gestor” — para Anastasia, muitas vezes gestores são injustamente penalizados pelo tribunal de contas.

Anastasia disse, ainda, que o serviço público sempre foi sua “vocação”, e defendeu, ainda, a “segurança jurídica”.

“A mudança do comportamento da administração [pública] e da interpretação das normas flutua como uma maré, com uma rolha que se coloca no oceano. Isso provoca instabilidade, é gravíssimo.”

Além de Anastasia, Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Kátia Abreu (PP) disputam a vaga ao TCU. Os três concluirão o mandato no Senado no ano que vem.

Trata-se da disputa mais acirrada no Senado para essa vaga dos últimos 13 anos. O escolhido ocupará o lugar de Raimundo Carreiro, que ganhou a embaixada do Brasil em Portugal em uma costura política para que Jair Bolsonaro tentasse ter mais um aliado no tribunal de contas.

Ministros do TCU têm cargo vitalício e se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. O salário é de R$ 37.328,65,​ mais vários benefícios.

Durante o dia, os candidatos à vaga no TCU serão sabatinados na CAE. A votação no plenário do Senado está prevista para o fim de tarde desta terça-feira (13): ganha quem receber maioria simples dos votos. O voto é secreto.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....