Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

O patrimônio secreto da ex de Bolsonaro na Noruega

Há onze anos, Ana Cristina Valle se mudou para o país nórdico, onde tem uma propriedade não declarada à Justiça Eleitoral
O patrimônio secreto da ex de Bolsonaro na Noruega
Foto: Reprodução, Facebook

Investigada por comandar as rachadinhas enquanto trabalhou no gabinete de Carlos Bolsonaro, a advogada Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente da República, esconde um patrimônio não declarado na Noruega, diz a Crusoé.

“Halden, na Noruega, é uma cidade de calçadas e telhados perfeitos às margens de um rio de águas límpidas e de frente para uma ilha forrada de coníferas. A 118 quilômetros da capital Oslo, mas a apenas vinte minutos da fronteira com a Suécia, tem 31 mil habitantes e uma economia centrada na produção de madeira. Foi para lá que a advogada Ana Cristina Siqueira Valle, a segunda ex-mulher de Jair Bolsonaro, envolvida até o pescoço nas investigações sobre as rachadinhas da família presidencial, se mudou depois de conhecer, onze anos atrás, o carpinteiro Jan Raymond Hansen. No número 12 da pacata rua Ole Dahls Gate está registrada a Byggmester Hansen & Thovsen AS, a marcenaria de Hansen. A julgar pelo preço do metro quadrado na região, o imóvel, um enorme sobrado retangular de 593 metros quadrados, vale cerca de 13 milhões de coroas norueguesas, ou mais de 7 milhões de reais. Metade pertence a Cristina.”

Ao longo de quase quatro anos de governo, a história da ex-mulher de Bolsonaro foi esmiuçada por jornalistas e pelos promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro que investigam as rachadinhas e a participação da advogada no recrutamento de funcionários fantasmas nomeados nos gabinetes do clã. Mas pouca gente percebeu que Cristina esconde parte de seu patrimônio na Escandinávia. Crusoé localizou o registro do imóvel junto à Autoridade Norueguesa de Mapeamento (Kartverket, em norueguês), no qual a mãe de Jair Renan, o filho 04 do presidente, aparece como dona do imóvel.

Cristina, contudo, não declarou a propriedade ao Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, conforme atesta a declaração de bens que ela protocolou ao disputar, em 2018, uma vaga na Câmara dos Deputados.”

LEIA AQUI; assine a Crusoé e financie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....