Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

O centro tem de mostrar os dentes

A política de centro precisa ser combativa, porque sempre há gente querendo dizer que cabe ao Estado direcionar a atividade econômica ou regular a mídia, escreve Carlos Graieb
O centro tem de mostrar os dentes
Foto: Reprodução

Na Crusoé, Carlos Graieb escreve sobre o sua “obsessão” pela política de centro e a importância da defesa combativa das práticas e instituições que se mostraram eficientes ao longo do tempo.

“A política de centro precisa ser combativa, porque sempre há gente querendo dizer que cabe ao Estado direcionar a atividade econômica ou regular a mídia, assim como outros argumentando que o país precisa de um bedel mal-humorado, como o Exército, para manter as crianças sentadas, ou deve trancar em guetos minorias que se tornam assanhadas. O centro tem de mostrar os dentes para todos que tentam minar as bases de uma sociedade aberta e plural.

O centro, nesses sentido, não existe mesmo no Brasil. Talvez porque os políticos achem que a tarefa de defender as regras do jogo é chata demais, ou repetitiva demais, ou secundária em relação a coisas mais urgentes. Isso simplesmente não é verdade. Há pouca coisa que esteja sob ameaça mais constante no Brasil do que as regras do jogo. Abraçar essa causa talvez não seja a maneira mais fácil de construir uma carreira política, mas com um pouco de graça e engenho suponho que seja possível fazer isso até no Tik Tok.”

Leia a íntegra do artigo na Crusoé.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....