Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

MPF pede informações sobre cancelamentos de voos e cruzeiros

O MPF quer saber critérios de logística de testagem, além da prestação de assistência material aos passageiros afetados, remarcação e reembolso
MPF pede informações sobre cancelamentos de voos e cruzeiros
Foto: JoshuaWoronieck/Pixabay

O Ministério Público Federal pediu, nesta quinta-feira (13), explicações às companhias aéreas Latam e Azul. Juntas, as empresas cancelaram mais de 900 voos nos últimos dias em razão do aumento de casos da nova variante da Covid e gripe no país. 

O MPF também oficiou a empresa Gol Linhas Aéreas, que tem conseguido manter a regularidade da malha aérea.

O MPF quer saber os critérios regulatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto à logística de testagem da tripulação, além da prestação de assistência material aos passageiros afetados, remarcação e reembolso. 

Segunda a coordenadora do GT Consumidor, procuradora da República Mariane Guimarães, os sucessivos cancelamentos aumentam a procura pelos SACs, que não conseguem dar conta da demanda, mesmo com a experiência de quase dois anos de pandemia.

“O consumidor fica desassistido nesse primeiro momento. É esse problema que o MPF, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os órgãos de defesa do consumidor buscam evitar”, disse.

O órgão também enviou ofício à Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) pedindo informações sobre protocolos operacionais de saúde e segurança e esclarecimentos quanto à projeção de cancelamentos, remarcações e reembolso de pacotes turísticos para a atual temporada.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....