Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Mourão diz que não soube de dados de desmatamento antes da COP26

Inpe concluiu levantamento no dia 27 e inseriu o relatório no sistema do governo no mesmo dia, mas números só foram disponibilizados ontem
Mourão diz que não soube de dados de desmatamento antes da COP26
Foto: Adriano Machado/Crusoé

Hamilton Mourão (foto) disse hoje a jornalistas em Brasília que não teve acesso a dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite-Prodes, do Inpe, antes da COP26.

O instituto concluiu o levantamento em 27 de outubro e inseriu o relatório no sistema eletrônico de informações do governo federal no mesmo dia. No entanto, os números só foram disponibilizados na quinta (18), período posterior ao evento.

Ao ser questionado sobre o caso, Mourão afirmou não acreditar que houve intervenção do Planalto para atrasar a divulgação dos dados.

“Não acredito nisso aí [atraso proposital na divulgação]. Isso aí não passou por mim. Não posso dizer algo dessa natureza, seria uma leviandade de minha parte”, acrescentou.

O estudo mostra que a área desmatada na região passou de 13.235 km² entre agosto de 2020 e julho de 2021, o que representou aumento de quase 22% no índice.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....