Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Ministra da Espanha chega ao Brasil e deve discutir reforma trabalhista com Lula

A advogada trabalhista Yolanda Díaz Pérez deve conversar com o ex-presidente sobre o modelo de “contrarreforma” que foi instituído no país
Ministra da Espanha chega ao Brasil e deve discutir reforma trabalhista com Lula
Foto: wikimedia commons

A ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, a advogada trabalhista Yolanda Díaz Pérez, chega ao Brasil no fim de semana e deve ter um encontro na semana que vem com o ex-presidente Lula para discutir um modelo de “contrarreforma” trabalhista a ser instituído em um eventual mandato petista.

Até o momento, o PT ainda não definiu a data do encontro por incompatibilidade de agendas. O Antagonista apurou que a expectativa é que os dois conversem no início da semana que vem, provavelmente na sede do Instituto Lula.

A revogação de trechos da reforma trabalhista tem sido tema recorrente nas rodas de conversa petistas e de partidos aliados. Lideranças do PSOL, por exemplo, disseram que somente apoiaria o PT caso Lula defendesse publicamente a revisão do projeto de lei aprovado ainda na gestão Michel Temer (MDB), em 2017.

Em janeiro, Lula participou de uma reunião virtual com políticos do Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE), do presidente Pedro Sánchez. No encontro, o petista colheu impressões sobre as mudanças trabalhistas realizadas na Espanha, no ano passado. A cantinela petista parte da premissa de que a revisão da legislação na Espanha não foi suficiente para aumentar o número de empregos no país. Hoje, a Espanha tem taxa de desemprego de 14,5%.

Ao longo de 2022, Lula tem defendido a revisão da reforma trabalhista de Temer, a partir de um texto que seja discutido em conjunto entre empregados, sindicatos e empresários. “Não queremos fazer nada na marra, mas queremos discutir o que é bom para o Brasil”, disse em fevereiro, em entrevista para a rádio Passos, de Minas Gerais.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....