Mestrado de Decotelli na FGV tem trechos idênticos a relatório da CVM, sem citar Mestrado de Decotelli na FGV tem trechos idênticos a relatório da CVM, sem citar
O Antagonista

Mestrado de Decotelli na FGV tem trechos idênticos a relatório da CVM, sem citar

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 27.06.2020 06:30 comentários
Brasil

Mestrado de Decotelli na FGV tem trechos idênticos a relatório da CVM, sem citar

A dissertação de mestrado que Carlos Alberto Decotelli apresentou à FGV em 2008 tem vários trechos idênticos aos de um relatório da CVM do mesmo ano. O relatório, porém, não foi citado por Decotelli nem sequer consta da bibliografia...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 27.06.2020 06:30 comentários 0
Mestrado de Decotelli na FGV tem trechos idênticos a relatório da CVM, sem citar
O presidente Jair Bolsonaro, nomeia o professor, Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação.

A dissertação de mestrado que Carlos Alberto Decotelli apresentou à FGV em 2008 tem vários trechos idênticos aos de um relatório da CVM do mesmo ano. O relatório, porém, não foi citado por Decotelli nem sequer consta da bibliografia.

O alerta foi dado no Twitter pelo professor Thomas Conti.

O parecer da CVM data de fevereiro de 2008. É sobre o Banrisul, objeto da dissertação de Decotelli, Banrisul: do Proes ao IPO Com Governança Corporativa. O texto está disponível no site do banco.

A dissertação de Decotelli também está disponível na internet: no repositório digital da FGV.

Uma ferramenta chamada Copyleaks permite comparar os dois textos lado a lado.

Por exemplo, na página 27 do relatório da CVM consta o trecho: “[a] abrangência dos pontos de atendimento e a ampla base de clientes são vantagens agregadas a um diferencial exclusivo: o Banricompras, o maior cartão de marca própria do Brasil”.

Decotelli registrou no mestrado: “[a] abrangência dos pontos de atendimento e a ampla base de clientes são vantagens agregadas a um diferencial exclusivo: o Banricompras, o maior cartão de marca própria da América Latina”.

O relatório da CVM diz: “[m]ais forte e rentável, com uma gestão adequada e transparente, o Banrisul segue a passos firmes no propósito de ganhar posições de destaque no cenário nacional”.

Decotelli registrou texto bem parecido: “[m]ais forte e rentável, com uma gestão adequada e transparente, o BANRISUL segue no propósito de ganhar posições de destaque no cenário econômico-financeiro nacional”.

Sobre a qualidade da carteira, a CVM disse: “[a] política de administração de riscos adotada pelo Banrisul, aliada à política de crescimento da carteira em produtos de menor risco, principalmente no crédito consignado à pessoa física, possibilitou a contínua melhora na qualidade da carteira de crédito”.

Já Decotelli escreveu: “[a] política de administração de riscos de crédito adotada pelo BANRISUL, aliada política de crescimento da carteira em produtos de menor risco, principalmente no crédito consignado pessoa física, possibilitou a contínua melhoria na qualidade da carteira geral”.

Na página 41 do relatório da CVM consta o trecho “[o] Banrisul intensifica sua presença no mercado através de parcerias com estabelecimentos comerciais autorizados a liquidar títulos de cobrança e contas de concessionárias de serviços públicos, agregando praticidade e comodidade aos clientes, que dispõem de uma ampla rede de pontos de atendimento para a realização de transações financeiras”.

Na dissertação de Decotelli, esse mesmo trecho aparece, verbatim, na página 51. Sem menção ao relatório da CVM.

A sigla ‘CVM’ aparece 10 vezes no texto de Decotelli. Nenhuma delas menciona o relatório da comissão.

O texto da CVM é assinado pela auditoria Deloitte e pelo contador Fernando Carrasco. Os termos ‘Deloitte’ e ‘Carrasco’ estão ausentes da dissertação do hoje ministro.

Tem mais.

Como reparou primeiro o professor Thomas Conti, o mestrado de Decotelli também tem trechos idênticos aos do artigo Mudança e estratégia nas organizações: perspectivas cognitiva e institucional, publicado no livro Administração contemporânea: perspectivas estratégicas em 1999.

Por exemplo: lá em 1999, os autores do artigo escreveram que “[o] pressuposto adotado em grande parte dos processos de mudança é o de que a transformação organizacional pode ser administrada, isto é, conduzida segundo as intenções e expectativas dos líderes formais. Tal pressuposto, característico de quem adota a postura voluntarista, pode obscurecer aspectos fundamentais ao entendimento de como se processa a mudança”.

Na página 16 de seu mestrado Decotelli registrou quase o mesmo texto, apenas com um acréscimo: “[o] pressuposto adotado em grande parte dos processos de mudança é o de que a transformação organizacional pode ser administrada, isto é, conduzida segundo as intenções e expectativas dos líderes formais em busca da maior competitividade da organização. Tal pressuposto, característico de quem adota a postura voluntarista, pode obscurecer aspectos fundamentais ao entendimento de como se processa a mudança”.

O artigo dos anos 90 é assinado por Clóvis L. Machado da Silva, Valéria Silva da Fonseca e Bruno H. Rocha Fernandes. Desta vez, o texto consta nas referências bibliográficas de Decotelli. Porém, o trecho citado não está entre aspas, ou seja, não fica claro para o leitor que o texto veio originalmente de outra fonte.

Brasil

Tragédia no RS: 78 mortes e mais de 100 desaparecidos

05.05.2024 18:54 2 minutos de leitura
Visualizar

Descubra como funciona a memória do ChatGPT

Visualizar

Polícia desmonta acampamento pró-Palestina em universidade da Califórnia

Visualizar

SP registra 587 mortes por dengue

Visualizar

NBA começa passagem de bastão para nova geração

Visualizar

Star Wars: guia de como assistir a saga histórica

Visualizar

Tags relacionadas

Banrisul CVM Decotelli FGV mestrado Thomas Conti
< Notícia Anterior

Bolsonaro oferece cargos para blindar Flávio no Senado

27.06.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Presidente do STJ é quase 100%

27.06.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Tragédia no RS: 78 mortes e mais de 100 desaparecidos

Tragédia no RS: 78 mortes e mais de 100 desaparecidos

05.05.2024 18:54 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
SP registra 587 mortes por dengue

SP registra 587 mortes por dengue

05.05.2024 18:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Polícia militar apreendeu mais de 200 facas em show da Madonna

Polícia militar apreendeu mais de 200 facas em show da Madonna

05.05.2024 18:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Loja do Grêmio na Arena é saqueada em meio a enchentes

Loja do Grêmio na Arena é saqueada em meio a enchentes

05.05.2024 18:11 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.