Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Lula sonda economista que ajudou a criar o Plano Real

Integrantes da executiva nacional do PT cogitam convidar o economista tucano André Lara Resende para um eventual governo petista
Lula sonda economista que ajudou a criar o Plano Real
Foto: Reprodução/YouTube

Integrantes da executiva nacional do PT têm sondado o economista André Lara Resende, um dos idealizadores do Plano Real, para a equipe econômica de um eventual governo petista.

O nome foi levantado em vários debates entre dirigentes da Fundação Perseu Abramo, centro de estudos do PT dirigido pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, e do Instituto Lula, dirigido por Marcio Pochmann, ex-presidente do Ipea.

Além disso, o próprio Lula tem dito a aliados que gostaria de contar com um nome ligado a partidos de centro, para dar “sinalização positiva ao mercado” de que pretende fazer um governo de “frente ampla”.

Ligado ao PSDB, Lara Resende foi citado como nome ideal.

As conversas ainda estão em fase embrionária. Não houve até o momento convite ao economista. Aliados de Lula reconhecem que é preciso vencer resistências no partido a qualquer nome que tenha algum tipo de vínculo com os tucanos.

No ano passado, em entrevista ao Roda Viva, o economista fez um importante aceno a Lula ao defender o petismo frente ao bolsonarismo.

“Eu gostaria que o Brasil não repetisse essa polarização. Agora, eu acho que há uma diferença entre o bolsonarismo e o PT. Eu nunca fui simpatizante do PT, fui muito crítico do PT. Mas o PT e o Lula, de certa forma, não são, não demonstraram ser até o momento, antidemocráticos no perigo institucional que é o bolsonarismo”, disse o economista.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....