Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Lira cria "salinha do RP9" na Câmara pra atender repasses do Orçamento Secreto

Segundo denúncia do jornal O Estado de S. Paulo, presidente da Câmara criou uma estrutura específica para negociar emendas antes de restrições eleitorais
Lira cria “salinha do RP9” na Câmara pra atender repasses do Orçamento Secreto
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), montou uma sala na Casa com o objetivo específico de liberar emendas do relator a parlamentares.

A solução foi adotada para conseguir atender a boa parte dos deputados às vésperas das restrições impostas pela legislação eleitoral.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo afirma que a tal “Salinha da RP-9” não é tão secreta quanto o Orçamento. Ela fica no Anexo II da Casa, no mesmo corredor onde estão instaladas comissões movimentadas como a CCJ, a principal da Câmara.

É ali que as emendas do relator do Orçamento deste ano, Hugo leal (PSD-RJ), são divididas entre os parlamentares. As chamadas emendas RP9 foram alvo de questionamentos no Tribunal de Contas da União e no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua falta de transparência.

A reportagem encontrou deputados federais no local, barganhando por mais repasses a sua região. Eles confirmaram que a correria se dá por causa da legislação eleitoral: as destinações ficam congeladas a partir de três meses da eleição, prazo que vence neste sábado (2). 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....