Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Leilão do porto de Santos sai ainda este ano, garante ministro da Infraestrutura

Declaração de Marcelo Sampaio ocorreu durante balanço de entregas; projeto de privatizar terminal público nasceu durante gestão de Tarcísio de Freitas
Leilão do porto de Santos sai ainda este ano, garante ministro da Infraestrutura
Fotos: Divulgação/Porto de Santos

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse nesta quinta-feira (30) que deve enviar no mês de julho o processo de desestatização do porto de Santos ao Tribunal de Contas da União (TCU). Como a pasta espera a conclusão da análise do tribunal em até 60 dias, Sampaio disse que quer que o leilão dos terminais públicos ocorra até o final do ano.

“Por que nós imaginamos que o TCU pode ser mais célere neste processo? Ele já analisou o processo da Companhia Docas do Espírito Santo recentemente”, justificou Marcelo Sampaio. “O modelo é muito próximo e nós temos visto o TCU agir assim também no setor de aviação.”

O plano de privatizar os terminais públicos do principal porto brasileiro começou no início do governo de Jair Bolsonaro, quando a pasta de Infraestrutura era comandada por Tarcísio Gomes de Freitas.

A ideia do governo federal é dobrar a capacidade do porto, das atuais 145 milhões de toneladas por ano para 290 milhões de toneladas, o que o tornaria o maior porto do hemisfério sul em capacidade operacional.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....