Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Laboratórios alertam para falta de insumos de testes de Covid

Segundo a Associação, a alta demanda de exames laboratoriais se deu em razão da nova variante Ômicron, que causou aumento de casos
Laboratórios alertam para falta de insumos de testes de Covid
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica alertou nesta quarta-feira (12) que os testes para o diagnóstico da Covid no Brasil podem acabar por falta de insumos. 

Segundo a entidade, a alta demanda de exames laboratoriais se deu em razão da nova variante Ômicron, que causou aumento de casos.

“O que vem demandando significativo aumento da capacidade produtiva global de
testes, tanto de PCR como de antígeno, e se os estoques não forem recompostos
rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exames”, diz a Associação em nota.

A entidade preparou uma nota técnica recomendando a priorização de pacientes para efetuarem os testes, seguindo uma escala de gravidade.

“O ideal seria seguirmos testando todo mundo que se expôs de alguma forma, porém, com o cenário que vislumbramos a curto prazo, recomendamos fortemente que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, cessando a testagem de contactantes, assintomáticos e pessoas com sintomas leves, que devem permanecer em isolamento até que o cenário seja
normalizado, deixando a possibilidade de teste para os pacientes mais críticos”, afirma a nota.

A Rede D’Or, a maior rede privada de hospitais do Brasil, suspendeu hoje os testes para a detecção de Covid-19 e Influenza.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....