Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Imortais da ABL se recusam a receber mesma medalha de Daniel Silveira

Deputado federal, que receberá a Ordem do Mérito do Livro, foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques aos ministros da corte
Imortais da ABL se recusam a receber mesma medalha de Daniel Silveira
Foto: Reprodução/Twitter/vlogdolisboa

Membros da Academia Brasileira de Letras se recusaram a receber a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional a personalidades que contribuem com a literatura, ao saber que ela também será entregue ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Além do deputado bolsonarista, outras 200 personalidades receberão a honraria por ocasião do Bicentenário da Independência. A cerimônia está marcada para às 15h30 de hoje, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

No Twitter, o escritor, poeta e tradutor Marco Lucchesi e o professor emérito da UFRJ Antonio Carlos Secchin, ambos acadêmicos, anunciaram sua recusa à condecoração.

“Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca”, afirmou Lucchesi. 

Secchin explicou o motivo da recusa ao jornal O Globo: “Se constituirá na celebração de uma única diretriz política, agraciando pessoas sem relação com livros, biblioteca e cultura”.

Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, por ataques aos ministros do Supremo. A pena foi extinta após ele ter sido beneficiado por Jair Bolsonaro.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....