Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

IBGE informa que Censo começará em 1º de agosto

Pesquisa teria início em 1º de junho; data foi alterada diante da troca da banca responsável pela seleção dos recenseadores e agentes censitários
IBGE informa que Censo começará em 1º de agosto
Foto: Rodrigo Freitas/O Antagonista

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  informou que começará o Censo Demográfico de 2022 em 1º de agosto. Segundo o órgão, a confirmação foi possível após o governo sancionar o Orçamento com a previsão de R$ 2,92 bilhões para a realização da pesquisa. 

Segundo o IBGE, a previsão anterior era de começar o Censo em 1º de junho. Entretanto, a data foi alterada diante da troca da banca responsável pela seleção dos 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários.

Como mostramos, o processo seletivo, que previa a abertura de mais de 200 mil vagas, já havia sido suspenso em abril do ano passado. A decisão foi tomada após a aprovação do corte de 90% no orçamento do Censo pelo Congresso.

Em setembro, o ministro Gilmar Mendes determinou que o IBGE informasse ao STF qual a verba necessária para garantir a realização do Censo. Em maio, a Corte decidiu que o governo tem obrigação de tomar as medidas necessárias para viabilizar a pesquisa.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....