

Anfitrião de um almoço em sua casa, no Lago Sul, área nobre de Brasília, para integrantes do MDB, nesta quarta-feira (25/08), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), diz que o partido trabalha para lançar uma candidatura ao Planalto na terceira via, contra Lula e Bolsonaro. Mas afirma que “em política tudo pode acontecer“, referindo-se à tentativa do petista de reatar a aliança com o MDB. “Em política, não existe nada impossível. Lula tem o carinho de várias pessoas do MDB, especialmente no Norte e no Nordeste“, afirma Ibaneis.
Segundo o governador do DF, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), trabalha para a construção de uma candidatura alternativa. No próprio partido, eles apontam como opção a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem se destacado no Congresso. Mas miram também nomes de outros partidos, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). “O Baleia tem conversado com partidos e políticos de centro para compor uma candidatura à Presidência”, diz Ibaneis. “Isso também é o que defendo”, afirma.
O próprio Ibaneis, apesar de manter uma boa relação com Bolsonaro, é um interlocutor do MDB com o PP, pela afinidade política com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da legenda. O centrão apoia o governo, mas é cortejado também pelo PT e pela terceira via.
No almoço, Ibaneis recebeu, entre outros emedebistas, o ex-presidente Michel Temer, um dos mais críticos a uma eventual nova aliança com o PT. Mas os interesses regionais podem prevalecer.