Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Grupo de 24 pesquisadores da Capes renuncia; total chega a 138

Em carta, eles fizeram acusações sobre supostas pressões para acelerar a abertura de novos cursos e aprovar ofertas a distância
Grupo de 24 pesquisadores da Capes renuncia; total chega a 138
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um novo grupo de pesquisadores da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) renunciou às suas atividades. Eles divulgaram uma carta nesta quarta-feira (22) anunciando o desligamento dos trabalhos.

São 3 coordenadores e 21 consultores da área de zootecnia e recursos pesqueiros.

As renúncias vieram acompanhadas de acusações de supostas pressões para acelerar a abertura de novos cursos e aprovar ofertas a distância.

“Torna-se insustentável a nossa continuidade na Coordenação neste momento em que é veiculada uma carta aberta demonstrando alinhamento da alta diretoria da Capes, seguida do pedido de exoneração do diretor de Avaliação, Flávio Anastácio de Oliveira Camargo. Entendemos que a saída do referido Diretor é mais um capítulo na fragmentação que assola o SNPG [Sistema Nacional de Pós-Graduação] e a nossa querida Agência Capes.”

Ao todo, pelo menos 138 pesquisadores se afastaram da Capes com críticas à presidência do órgão, Claudia Mansani Queda de Toledo. Essa é a quinta área de avaliação, de um total de 49, a pedir renúncia.

Desde novembro, a Capes perdeu os pesquisadores das áreas de astronomia e física, matemática e probabilidade e estatística e química e uma das engenharias.

Questionada pela Folha, a Capes disse que o gabinete da presidência vê com surpresa a decisão, uma vez que demandas dos pesquisadores foram atendidas.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....