Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo dos EUA diz que Huawei pode deixar Brasil "na mão" no 5G

Pouco antes de deixar o cargo, embaixador americano disse sobre o assunto: "Selecione seus parceiros com cuidado"
Governo dos EUA diz que Huawei pode deixar Brasil “na mão” no 5G
Foto: Juan S. Gonzalez/Twitter

O diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional dos EUA para as Américas, Juan Gonzalez, disse a jornalistas nesta segunda (9) que a chinesa Huawei pode deixar o Brasil “na mão” no fornecimento da tecnologia 5G. A informação é da Reuters.

Em coletiva de imprensa por telefone, Gonzales disse: “Continuamos a ter preocupações sobre o papel potencial da Huawei na infraestrutura de telecomunicações do Brasil”.

Ele acrescentou que a gigante chinesa está enfrentando “grandes desafios” à sua cadeia de fornecimento de semicondutores, que vão deixar clientes internacionais “na mão” (em inglês, high and dry, que pode ser traduzido também como “desamparado” ou “em situação difícil”).

Os Estados Unidos são abertamente contra que o Brasil adote equipamentos da Huawei para o 5G. A empresa chinesa já opera no Brasil, e fornece equipamentos para as quatro grandes operadoras (Claro, Oi, Tim e Vivo). Boa parte do 4G no Brasil funciona com equipamentos da Huawei.

O Conselho Diretor da Anatel aprovou o edital do leilão do 5G em fevereiro. O texto está sob análise do TCU e por isso ainda não há data para o leilão ser realizado. As participantes do leilão serão as operadoras (como Claro, Vivo, etc.) e não as fornecedoras de tecnologia (como Huawei, Nokia e Ericsson).

Leia mais: Embaixador dos EUA, sobre 5G do Brasil: “Selecione seus parceiros com cuidado”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....