Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo Bolsonaro vai ao STF para obrigar estados a reduzir valor do ICMS

Em março, os estados decidiram estabelecer como alíquota fixa o valor de R$ 0,999 por litro, para cumprir lei aprovada pelo Congresso Nacional
Governo Bolsonaro vai ao STF para obrigar estados a reduzir valor do ICMS
Foto: IADE Michojko/Pixabay

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou hoje uma ação no STF para obrigar os governadores a reduzir o valor fixo do ICMS sobre os combustíveis.

Em março, os estados decidiram estabelecer como alíquota fixa o valor de R$ 0,999 por litro, para cumprir lei aprovada pelo Congresso Nacional que determinou o estabelecimento da chamada monofasia tributária do ICMS.

“A forte assimetria das alíquotas de ICMS enseja problemas que vão muito além da integridade do federalismo fiscal brasileiro, onerando sobretudo o consumidor final, que acaba penalizado com o alto custo gerado por alíquotas excessivas para combustíveis – que são insumos essenciais, e, por isso, deveriam ser tratados com modicidade – e com a dificuldade no entendimento da composição do preço final desses produtos”, argumentou a AGU na ação.

Ontem, em sua live, Jair Bolsonaro disse que iria recorrer ao Poder Judiciário para tentar reduzir o preço dos combustíveis.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....