Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo Bolsonaro passa a apoiar ‘Centrãoduto’

Presidente já foi contra o projeto; Planalto estuda editar MP caso a proposta não avance por meio de emenda parlamentar
Governo Bolsonaro passa a apoiar ‘Centrãoduto’
Foto: Adriano Machado/Crusoé

As articulações do Centrão para aprovar no Congresso um projeto que prevê aporte de R$ 100 bilhões para viabilizar a construção de gasodutos contam com o apoio do governo de Jair Bolsonaro (PL), diz o Estadão.

Sob o pretexto de que a proposta concentrava “a destinação de recursos públicos em infraestrutura, que deveria ter seus investimentos promovidos pelo setor privado”, o presidente chegou se posicionar contra o “Centrãoduto”, mas mudou de ideia. Isso ocorreu após a aproximação de Bolsonaro (foto) com o Centrão.

Neste cenário, caso a proposta não avance por meio de emenda parlamentar, o Planalto já estuda publicar uma medida provisória para viabilizar a construção dos gasodutos, de acordo com interlocutores do presidente.

A reportagem diz que o tema foi discutido há cerca de duas semanas, durante reunião entre integrantes dos ministérios de Minas e Energia e da Economia e que os participantes do encontro saíram de lá certos de que o apoio do Planalto para a aprovação de uma proposta de estruturação da rede de gasodutos estava fechado.

No entanto, a iniciativa enfrenta resistência por parte do Ministério da Economia. A pasta é contra a ideia de tirar R$ 100 bilhões do pré-sal que teriam como destino o Tesouro Nacional e direcionar a verba para quitar o custo das obras, já que os recursos ajudam a fechar as contas do país.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....