Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

EUA cumprimentam OCDE por abertura de negociações para entrada do Brasil

'Clube dos países ricos' decidiu começar processo do adesão de seis novos membros
EUA cumprimentam OCDE por abertura de negociações para entrada do Brasil
Foto: State Department photo by Ron Przysucha

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília publicou nota nesta quarta (26) em que o governo americano diz receber “com entusiasmo” a decisão da OCDE de abrir discussões de adesão com Brasil, Argentina e outros quatro países.

“Os EUA expressaram, pública e privadamente, seu apoio aos esforços do Brasil para buscar a adesão à OCDE. Como disse o secretário Blinken na reunião ministerial da OCDE em outubro (foto), ‘os Estados Unidos estão comprometidos em ver a organização continuar a crescer mais forte'”, diz a nota à imprensa.

“Como parte do próximo passo no processo, o Brasil e os demais países serão convidados a confirmar sua adesão aos valores, à visão e às prioridades compartilhadas pelos membros da OCDE – incluindo a preservação da liberdade individual, os valores da democracia, o Estado de Direito e a proteção dos direitos humanos; o valor de economias de mercado abertas, competitivas, sustentáveis e transparentes”, acrescenta o texto.

“À medida que respostas positivas forem recebidas, o Brasil e os demais países iniciarão um processo de avaliação rigoroso e aprofundado, que requer que a legislação, políticas e práticas se enquadrem às normas da OCDE. Os EUA esperam trabalhar em conjunto com nossos colegas para apoiar o Brasil neste processo e em seus esforços para cumprir os requisitos de adesão. Por meio da OCDE, trabalhamos com democracias semelhantes para promover o crescimento econômico, a prosperidade e o desenvolvimento sustentável para melhorar a vida de nossos cidadãos e de pessoas em todo o mundo.”

Leia mais:

Entrada do Brasil na OCDE deve estar na pauta eleitoral, diz integrante da campanha de Moro

OCDE cobra do Brasil redução do desmatamento e cumprimento de metas climáticas

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....