Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Eleições 2022: saiba quando os eleitos tomarão posse

Antes do pleito, como já mostramos, há o tempo de troca de partidos, convenções partidárias, realização de debates e regularização do título
Eleições 2022: saiba quando os eleitos tomarão posse
Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE.

As eleições deste ano estão marcadas para 2 de outubro e um eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. Antes e depois desse período, há um extenso calendário a ser cumprido.

Antes das eleições, como já mostramos, há o período de troca de partidos, convenções partidárias, realização de debates e regularização do título de eleitor.

Depois das eleições, os eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs.

Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorrerá em 1º de janeiro de 2023. Já os parlamentares assumirão os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano. A posse é o momento em que se inicia o mandato político dos eleitos.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....