Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Datafolha: Lula abre 21 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno

De acordo com nova pesquisa divulgada pelo instituto nesta quinta-feira (26), petista tem 48% das intenções de voto, contra 27% do atual presidente
Datafolha: Lula abre 21 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno
Montagem: Daniel Medeiros/O antagonista - Foto: Isac Nóbrega/PR e Foto: Ricardo Stuckert

A nova pesquisa presidencial do Datafolha, divulgada pela Folha nesta quinta-feira (26), mostra que a diferença entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) subiu para 21 pontos percentuais. O petista tem 48%, contra 27% do autal presidente.

Em terceiro lugar, bem distante dos dois, vem o pedetista Ciro Gomes, com 7%. Outros candidatos à Presidência atingiram no máximo 2% (caso de André Janones, do Avante, e Simone Tebet, do MDB). Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.

“O levantamento é o primeiro realizado pelo instituto após Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) deixarem as pré-candidaturas para a corrida ao Palácio do Planalto”, escreve a Folha. O instituto adverte, porém, que a pesquisa “não é diretamente comparável à anterior, feita em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos”.

No levantamento feito em março, ainda com Moro e Doria entre os nomes pesquisados, Lula aparecia com 43% dos votos —ou seja, subiu cinco pontos, acima da margem de erro do levantamento. Bolsonaro, por sua vez, oscilou positivamente um ponto, de 26% para 27%.

De acordo com o instituto, o petista também cresceu na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos postulantes não são apresentados: ele subiu oito pontos, de 30% em março para 38% agora. O atual presidente oscilou negativamente um ponto, de 23% para 22%.

“A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos”, acrescenta o jornal.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....