Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Datafolha: 70% dos eleitores estão "totalmente decididos" sobre voto

Percentual de convicção daqueles que votam em Lula ou em Bolsonaro beira os 80%
Datafolha: 70% dos eleitores estão “totalmente decididos” sobre voto
Foto: José Dias/PR e Ricardo Stuckert

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (23), indica um alto índice de eleitores convictos, 70%, o que explica a estabilidade de meses nos resultados colhidos pelo instituto.

Segundo a pesquisa, a parcela de convictos está em ascensão sutil. Em março, os convictos eram 67%, e em maio 69%.

Os dois principais candidatos na corrida presidencial, Lula (47% dos votos) e Jair Bolsonaro (28%), também são os melhores colocados nos índices de convicção.

Entre os entrevistados que afirmaram votar no ex-presidente, 79% declaram que estão totalmente decididos a votar nele. No caso dos eleitores do atual mandatário, 78% estão convictos de seu voto.

O terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes (8%) é o favorito dos indecisos no geral, ou seja, incluindo também aqueles que afirmaram votar em outro candidato além de  Lula e Bolsonaro.

O pedetista é citado como alternativa por 22% de todos os entrevistados. O petista e o presidente são vistos como alternativa apenas por, respectivamente, 18% e 14% dos entrevistados.

Em contrapartida, apenas a minoria de seus eleitores está convicta em votar no ex-governador do Ceará, 33%.

Gênero e região

Segundo os últimos dados do Datafolha, os homens estão mais convictos em seu voto do que as mulheres. Entre eles, 76% estão convictos, enquanto que apenas 66% delas o estão.

O Sudeste, que concentra os dois maiores colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas Gerais, é também uma das mais indecisas, com 34%.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....