Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Crusoé: as excelências ocultas

Você possivelmente não sabe que eles são senadores da República. Mas esteja certo de que eles sabem desfrutar – e muito bem – de todas as mordomias que o cargo lhes dá
Crusoé: as excelências ocultas
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

“Pelos corredores do Senado desfilam figuras que, sem terem recebido um voto sequer, desfrutam gostosamente das benesses da casa que Darcy Ribeiro disse ser um pedaço de céu na Terra”, diz a Crusoé.

Suplentes que ganharam a cadeira por serem próximos de gente importante em seus estados de origem ou simplesmente por terem ajudado a bancar as campanhas dos titulares dos mandatos, eles se fartam em restaurantes renomados à custa das polpudas verbas do chamado cotão, viajam ao exterior com dinheiro público, dispõem de auxílio-moradia ou de residência oficial, andam em carros oficiais e têm direito a um plano de saúde de primeiríssima linha.

A atividade parlamentar, o que deveria realmente importar, é próxima de zero. Projetos de lei relevantes são raros. Alguns desses “senadores invisíveis” nem sobem à tribuna para discursar. A lista conta com personagens que, embora sejam desconhecidos do grande público, têm laços familiares com figurões de Brasília.”

LEIA AQUI; assine a revista e financie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....