Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Crusoé: A marcha dos militares de volta ao poder

Reportagem de capa conta como Jair Bolsonaro foi usado pelos generais como um Cavalo de Troia para o retorno (democrático) dos militares ao governo
Crusoé: A marcha dos militares de volta ao poder
Foto: Reprodução, YouTube do Exército Brasileiro

Na capa da nova edição da Crusoé, que foi ao ar nesta sexta-feira (13), Claudio Dantas narra o evento que deu origem, seis anos atrás, ao “Partido Militar” que hoje ocupa cargos estratégicos no governo de Jair Bolsonaro.

“Em 4 de fevereiro de 2016, 17 generais 4 estrelas se reuniram no QG em Brasília, para a 304ª reunião do Alto Comando do Exército. O encontro era para tratar supostamente de questões recorrentes, como orçamento, plano de carreira e remuneração, além da organização da Olimpíada do Rio de Janeiro. ‘Estamos iniciando o ciclo de planejamento de quatro anos e essa foi a primeira reunião desse ciclo. Foram encaminhados temas que vão orientar os próximos anos de atividade’, disse o então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, numa lacônica nota à imprensa. O comunicado oficial não abordou, naturalmente, o principal tema discutido naquele encontro: o impeachment de Dilma Rousseff, que seria aberto dois meses depois. Com o cenário político superaquecido, a cúpula do Exército avaliava as possíveis consequências do quadro que se apresentava — e como transformar a crise numa oportunidade.

(….) Esse preâmbulo histórico é fundamental para quem quiser compreender o fenômeno eleitoral de 2018 e como o atual presidente da República foi usado pelos generais como Cavalo de Troia para a chegada (democrática) ao poder, com a ocupação, inclusive, da vice-presidência, para garantir as rédeas do processo, em caso de reincidência por indisciplina ou deslealdade do ex-capitão. Ao fim dos quatro anos do ‘ciclo de planejamento’, os integrantes da reunião do Alto Comando haviam assumido posições de destaque no governo.”

LEIA AQUI a íntegra da reportagem; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....