Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Congresso dá mais um passo na marcha rumo ao controle do Orçamento

"Com sorte, Lira, Pacheco, Marcos do Val e companhia deixarão a hipocrisia de lado e criarão as 'emendas do achacador'", escreve Carlos Graieb na Crusoé
Congresso dá mais um passo na marcha rumo ao controle do Orçamento
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Em artigo na Crusoé, Carlos Graieb comenta a proposta do senador Marcos do Val, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, de incluir no texto um dispositivo que torna obrigatória a execução das emendas de relator.

“O governo já não poderá mais, como aconteceu neste ano, contingenciar a sua execução, caso haja dificuldades com as contas públicas, ou outras prioridades que não a de satisfazer a gula dos parlamentares. Há várias razões para negar essa prerrogativa ao Congresso. A primeira é que isso engessa ainda mais um Orçamento que já deixa margem ínfima para o Executivo fazer investimentos e implemente políticas públicas de alcance nacional.

E em nome do que será feito esse engessamento? Em nome do atendimento de necessidades pontuais dos municípios que compõem a base dos parlamentares mais chegados às chefias de suas respectivas Casas. (…) Com sorte, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco, Marcos do Val e companhia deixarão a hipocrisia de lado e criarão de uma vez as ‘emendas do achacador'”.

LEIA AQUI a íntegra do artigo; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....